Ação terapêutica no tratamento da obesidade.
Cissus quadrangularis (Linn) é uma planta nativa da Índia e algumas outras regiões com clima tropical. É utilizada na medicina Ayurvédica há anos e tem seu uso tradicional na cura de fraturas. Também é conhecido como Vitis quadrangulares Wall, que também pertence a família Vitaceae.
Algumas outras publicações sugerem o uso de Cissus quadrangularis no tratamento da obesidade e complicações associadas à síndrome metabólica. Ainda tem indicação como antioxidante e quelante de radicais livres, com ação comprovada in vitro.
Composição em análises fitoquímicas, cissus quadrangularis demonstrou ter altas concentrações de ácido ascórbico, caroteno, substâncias esteroidais anabólicas e cálcio. A presença de β- sitosterol, δ-amirina, δ-amyrone e flavonóides (quercetina) com diferentes potenciais metabólicos e fisiológicos também tem sido relatados.
Indicações
- Controle da obesidade.
- Síndrome metabólica.
- Osteoporose.
- Inflamações.
- Gastrite.
Associações
Estudos comprovam que a associação de Cissus quadrangularis com Irvingia gabonensis é muito eficaz para o controle da obesidade e complicações relacionadas, bem como na promoção da perda de peso. Ainda é indicada associação com Chá Verde, Chá branco, vitaminas, minerais e outros fármacos para mesma aplicação.
Usos terapêuticos comprovados
É usado para tratamento de gastrite, fraturas, infecções, constipação, problemas de visão, hemorroidas, anemia, asma, menstruação irregular, queimaduras e feridas.
Tem sido estudado que o extrato metanólico de Cissus quadrangularis possui atividade antiúlcera e propriedade cito protetora na lesão da mucosa gástrica induzida por indometacina.
Posologia
Estudos relatam concentrações de 150 a 300mg ao dia, podendo chegar a 500mg. A dose usual é de 150mg duas vezes ao dia. A eficácia é normalmente alcançada em até 8 semanas, mas o uso pode ser prolongado para se obter o resultado desejado. Concentração baseada no extrato padronizado à 40% de Ketosterona.