Dong Quai

Saúde da mulher.

Dong Quai (Angelica sinensis – UMBELLIFERAE) é um fitoterápico utilizado pela Medicina Tradicional Chinesa, indicado nos casos de irregularidade menstrual, ausência de menstruação, menstruação insuficiente/dolorosa, dores na forma de pontadas e dores causadas por ferimentos traumáticos, circulação sanguínea insuficiente, compleição pálida, anemia, carbúnculos, abscesso, feridas, tontura, visão embaçada, palpitação cardíaca, distúrbios da menopausa. Dong Quai ajuda a manter o equilíbrio hormonal, além de fortalecer os órgãos e músculos internos, especialmente aqueles conectados ao canal de nascimento.

Constituintes Além das vitaminas E, A e B12, os pesquisadores isolaram ao menos 6 derivados de cumarina, que possuem propriedades anti-espasmódicas e vaso-dilatadoras. O óleo essencial contém ligustilida, butilftalida e outros numerosos componentes menores. Na raiz encontram-se ainda o ácido ferúlico e diversos polissacarídeos. Esses elementos podem prevenir espasmos, reduzir a formação de coágulos e relaxar os vasos sanguíneos periféricos. Pesquisas revelaram que o Dong Quai equilibra as atividades do estrógeno. Os princípios ativos de Dong Quai apresentam efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, anti-sépticos, bactericidas, fungicidas, antialérgicos, antiespasmódicos, vasodilatadores e estimulantes imunológicos.

Propriedades

Esta erva aromática atua primeiramente como tônico, especialmente para o aparelho reprodutivo feminino e para o fígado. É também um laxante suave, sedativo e analgésico, com alguma atividade bactericida.

Prescrita para combater a TPM (tensão pré-menstrual), e para ajudar mulheres a regularizar o ciclo menstrual após o abandono das pílulas anticoncepcionais, Dong Quai tem sido útil para equilibrar e tratar diversos ciclos e sistemas como menstrual, pós parto e menopausa.

Seus constituintes podem estimular o sistema nervoso central, o que alivia a fraqueza e as dores de cabeça associadas a desordens menstruais. Dong Quai fortalece os órgãos reprodutivos, ajudando no tratamento de endometriose e dos sangramentos e hematomas internos. Alivia sintomas da menopausa, como secura vaginal e cólica.

A erva também é utilizada como depurativo do sangue, para promover a circulação sanguínea e nutrir o sangue, em ambos os sexos. Tem alto conteúdo de ferro, que pode suprir o corpo com deficiências desse mineral, e aliviar a anemia. Estudos mostram que a planta pode normalizar a taxa de açúcar no sangue e abaixar a pressão sanguínea.

Seu efeito, levemente sedativo e calmante sobre os nervos, permite tratar o stress e a insônia. Tem efeito estimulante sobre o útero, durante o parto, e alivia a constipação e as enxaquecas.

Indicações

Dismenorreia, perturbações funcionais da menopausa. No tratamento da desidratação, lumbago, hipertonia e desordens nervosas.

Recomendam-se 200mg (de extrato seco padronizado contendo 1% de lingustilídeo), 2 vezes ao dia ou conforme critério médico.