Inibi o armazenamento de gordura.
É uma planta oriunda da índia, muito utilizada na medicina ayurvedica no tratamento de inúmeras doenças. Comumente conhecido como ‘gorakhmundi’ em seu país de origem.
Propriedades e benefícios:
- Ansiolítica;
- Neuroléptica;
- Anti-Obesidade;
- Imunomoduladora;
- Analgésica;
- Hepatoprotetora,
- Atividade Neuroléptica
Estudo relatou atividade neuroléptica de S.indicus no teste de comportamento de escalada induzido por Apomorfi na (APO). Obteve-se como resultado a inibição do comportamento de escalada, portanto S.indicus possui ação inibitória sobre receptores dopaminérgicos.
- Atividade Anti-Obesidade
Células tratadas com S.indicus inibiram o armazenamento de gordura em até 65% quando comparadas com as células controle. Estudos em laboratório indicaram que S.indicus reduz a expressão do gene promotor de adipogênese, enquanto que influencia favoravelmente o gene envolvido na lipólise.
- Atividade Imunomoduladora
Foram avaliados os títulos de anticorpos por hemaglutinação e a resposta imune celular através de hipersensibilidade tardia. Os resultados revelaram que a droga age como um agente imunomodulador, estimulando a imunidade humoral e celular, bem como a função fagocitária.
- Atividade Analgésica e Antipirética
Foram realizados testes comparativos com diclofenaco sódico e paracetamol, onde se evidenciou ação inibitória na formação das prostaglandinas envolvidas na fase tardia da inflamação aguda, percepção da dor e elevação da temperatura corporal, sugerindo assim o uso de S.indicus como analgésico e antipirético.
- Atividade Hipoglicemiante
Em testes realizados em ratos normais e diabéticos verificaram-se os níveis de glicose plasmática em jejum, níveis séricos de insulina, perfil l lipídico, alterações no peso corporal e níveis de glicogênio hepático. Ratos tratados durante 15 dias com administração oral de S.indicus obtiveram como resultado uma diminuição significativa nos níveis de glicose no sangue e aumento de glicogênio hepático e insulina plasmática.
- Atividade Hepatoprotetora
Ocorreu diminuição significativa nos marcadores da função hepática, tais como TGO, TGP, fosfatase ácida e fosfatase alcalina, bilirrubina e proteínas totais. Este resultado também foi confirmado através de estudo histopatológico do fígado destes animais tratados com S.indicus.
Dose usual:
300 mg a 500 mg, 2x ao dia