Suplementação esportiva
Ácido D- aspártico é um potencializador natural de produção de testosterona em homens saudáveis. O ácido aspártico é um aminoácido não essencial que possui um importante papel na formação de outros aminoácidos como a asparagina, isoleucina, a metionina, a arginina, a lisina, a treonina e diversos nucleotídeos. Constitui cerca de 6% dos aminoácidos do organismo humano.
A sua função bioquímica essencial está na síntese de proteínas, mas também apresenta interesse bioenergético. Através de reações de transaminação a partir do L-glutarato ou desaminação originando compostos que podem ser oxidados com produção simultânea de energia.
Propriedades
O ácido D-aspártico se forma devido à ação da enzima aspartate racemase que converte o ácido L-aspártico em d-aspártico nos testículos e outras glândulas.
Uma dieta rica em ácido D-aspártico auxilia no aumento de produção do hormônio luteinizante (LH), que regula a secreção de progesterona na mulher e controla o amadurecimento dos folículos de Graaf, a ovulação, a iniciação do corpo lúteo.
No homem, estimula as células de Leydig a produzir testosterona, hormônio responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários masculinos e pelo apetite sexual. Auxilia no combate à fadiga. Os níveis de testosterona devem voltar aos valores regulares após encerramento da utilização do aminoácido.
Mecanismos de Ação
Aumenta a concentração de AMPc nos testículos estimulando maior secreção de testosterona.
Posologia
Dose de 3g/dia após a refeição principal por 90 dias de uso contínuo. Melhores resultados podem ser obtidos quando administrados com refeições ou suplementos ricos em piridoxina (vitamina B6), cianocobalamina (vitamina B12) e ácido fólico (vitamina B9).